ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Reunião do GTPE do ANDES-SN discute resoluções do 42º Congresso e da Conae

No último final de semana, dias 6 e 7 de abril, a diretoria da ADUFPel, representada por Carlos Mauch e Regiana Wille, participou da reunião do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) do ANDES-SN, em Brasília. O encontro discutiu o documento resultante da Conferência Nacional de Educação Conae 2024 e as resoluções do último Congresso do Sindicato Nacional, entre elas a realização do IV Encontro Nacional de Educação (ENE).


No sábado (06), a reunião iniciou com informes da Diretoria Nacional e seções sindicais tendo ênfase nos movimentos de greve. Em seguida, dedicou-se em realizar uma análise crítica do documento final construído pela Conae, com propostas para o novo Plano Nacional de Educação (PNE), encaminhado ao Ministério da Educação (MEC), que vai definir as principais metas, diretrizes e estratégias para a área até 2034. O ANDES-SN, embora não participe efetivamente, por decisão congressual, esteve presente como observador. 


Algumas questões importantes foram trazidas à tona a partir disso, principalmente no que diz respeito a interferências de organismos internacionais ao ditar as regras para o funcionamento da educação no país, e ao avanço da extrema-direita dentro da Conae, que também instrumentalizou o documento final e levou diretrizes a partir do governo. 


Segundo a primeira vice-presidente da ADUFPel, Regiana Wille, embora haja a presença de alguns movimentos sociais dentro da Conferência, eles perdem força diante de seu braço institucional e da forte atuação atuação da extrema-direita.


“O que se resume é que esse documento é um compilado de contradições e é preciso ampliar o debate, na base do ANDES-SN, para poder discutir qual é o projeto de educação que o Sindicato Nacional tem, que é baseado no Caderno 2. Nós estarmos presentes na Conae não muda em nada nosso projeto de educação, pois ele é totalmente contrário ao que está ali”, afirmou Regiana. 


Portanto, como encaminhamento, ficou definido que os/as representantes das seções sindicais enviem aos Grupos de Trabalho locais o relatório elaborado na reunião, para que se debata e se organize, a partir desta síntese do texto, um documento ou uma cartilha e se faça um movimento do próprio ANDES-SN em relação à Conae.


IV ENE

As deliberações do 42º Congresso do ANDES-SN, realizado de 26 de fevereiro a 1º de março de 2024, na cidade de Fortaleza (CE), foram pautas debatidas no segundo dia da reunião do GTPE, no domingo (07). 


Sem muito tempo para discussão, o último ponto tratado foi o IV Encontro Nacional de Educação (ENE), cuja realização foi aprovada no Plano Geral de Lutas do Congresso. A Diretoria Nacional comunicou que uma reunião sobre esse assunto está agendada para 10 de abril, com o objetivo de tentar rearticular o Fórum Nacional de Educação para a construção da quarta edição, porém sem a participação de representantes das seções sindicais.


Assessoria de Imprensa ADUFPel 

Veja Também

  • relacionada

    Em debate na ADUFPel, docentes discutem os desafios da carreira

  • relacionada

    Docentes federais em greve participam de reuniões e fazem aula em frente ao MEC

  • relacionada

    Nota de solidariedade da ADUFPel às vítimas atingidas pelas fortes chuvas no Rio Grande do...

  • relacionada

    Assedio moral, saiba como identificar

  • relacionada

    Jurídico do ANDES-SN aponta ilegalidade na cobrança do controle de frequência de docentes ...

  • relacionada

    Governo busca aprofundar política de divisionismo entre as categorias do funcionalismo fed...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.