Reunião do Setor das Ifes é realizada no final de semana em Porto Alegre
No último final de semana (23 e 24/11), ocorreu, em Porto Alegre, a reunião do Setor das Ifes. O objetivo do encontro era tratar de pautas, como: orçamento, participação das seções sindicais nas consultas eleitorais para as reitorias e a luta pelo fim da lista tríplice, Plano de Lutas em preparação para o 43º Congresso, proposta de Lei para a carreira docente de federais, estaduais, municipais e distrital e campanha de sindicalização.
Após os informes e a análise de conjuntura, também propostas pela programação de sábado (23), os professores Gustavo Seferian Scheffer Machado (presidente do ANDES-SN) e Paulo Rubem (UFPE) fizeram apontamentos acerca do orçamento Lei Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei orçamentária Anual (LOA), Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), bloqueio do Novo Arcabouço Fiscal (NAF) e as ações que estão sendo realizadas pelos sindicatos em relação ao governo, destacando a falta de crítica. Logo em seguida, a discussão foi aberta para o debate e os/as participantes fizeram questionamentos.
O próximo ponto abordado foi a participação das seções sindicais nas consultas eleitorais para as reitorias e a luta pelo fim da lista tríplice. A diretoria do ANDES-SN destacou a importância de defendermos a autonomia das Associações Docentes (ADs), além do necessário apoio àquelas que têm enfrentado processos difíceis. Várias ADs relataram o que está ocorrendo e foi unânime a aprovação e o encaminhamento para que sejam tomadas atitudes e realizadas campanhas de apoio.
Ainda no sábado, foram discutidas as campanhas de sindicalização e a necessidade de um apoio maior, por parte do Sindicato Nacional, às ADs com mais dificuldades, inclusive levando isso em consideração para a distribuição dos kits das campanhas.
No domingo, foram realizadas as conversas a partir dos encaminhamentos trazidos do Grupo de Trabalho de Carreira, que realizou reunião na semana anterior, para que sejam levados às seções sindicais para discussão e serem incluídos no Plano de lutas no 43º Congresso, assim como a proposta de Lei para a carreira docente de federais, estaduais, municipais e distrital.
“A reunião do Setor da Ifes nos mostrou, em seus vários pontos de pauta e pelo debate realizado, que os ataques ao serviço público, e de forma mais específica às universidade públicas, continuam em pleno curso. Esses ataques são caracterizados, por exemplo, na extinção da nossa carreira, deterioração dos salários, avanço da EaD [Educação a Distância] e a desqualificação do ensino, além do ataque à autonomia do sindicato, como no caso das eleições para reitores ocorridas este ano em várias universidades do país”, destacou a diretora Regiana Wille, que representou a ADUFPel na reunião do Setor das Ifes.
Fotos: Fernando Lacerda - ANDES-SN Assessoria de Imprensa ADUFPel