ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notí­cia

Rumo à greve no 13 de agosto, comunidade da UFPel prepara atividades de mobilização

noticia

Greve Nacional da Educação do dia 15 de maio, em Pelotas.

Em defesa da educação pública e contra a Reforma da Previdência, estudantes e trabalhadores/as da educação preparam a Greve Nacional da Educação para o dia 13 de agosto. A paralisação tem como foco a contrariedade ao programa “Future-se”, projeto do governo federal que visa colocar fim ao caráter público das instituições federais de ensino. Em Pelotas, a Comissão de Mobilização da comunidade da UFPel está organizando uma agenda de mobilização para fortalecer a construção da data. 


As atividades de construção da Greve Nacional da Educação buscam envolver a sociedade em geral na luta pela educação pública. As entidades representativas dos segmentos da UFPel (ADUFPel-SSind, ASUFPel e DCE) promoverão o debate sobre o que o programa “Future-se” e os recentes cortes de investimentos em educação representam para o ensino. 


As principais deliberações já encaminhadas são a realização de uma edição do projeto “Universidade na Rua” e a elaboração de material informativo sobre as ameaças do “Future-se”. O material, segundo a presidenta da ADUFPel-SSind, Celeste Pereira, visa alertar a população sobre os prejuízos que o programa trará às universidades. “Na nossa compreensão este é um projeto que efetivamente destrói a universidade, abrindo-a para o capital financeiro. Ao contrário do que o governo diz, da garantia da autonomia das universidades, ele as torna reféns do mercado”,  aponta.



Universidade na Rua

No dia 10 de agosto, o projeto “Universidade na Rua” acontecerá no bairro Dunas. O projeto é uma iniciativa da comunidade acadêmica da UFPel que tem como objetivo levar à população informações sobre projetos de ensino e extensão que acontecem na Universidade. Além disso, ocorrem intervenções dos cursos. 



Comissão de Mobilização

A Comissão de Mobilização foi encaminhada na Assembleia Geral da comunidade universitária da UFPel ocorrida no dia 18 de julho. O grupo se reuniu ontem (22) e continuará se encontrando periodicamente para articular ações relacionadas à defesa da educação pública. 


A próxima reunião da Comissão de Mobilização da comunidade acadêmica da UFPel acontece na quinta-feira (25) às 17h, na ASUFPel. 




Assessoria ADUFPel



Veja Também

  • relacionada

    ADUFPel solicita que Consun posicione-se contrário ao Future-se em reunião desta quinta (1...

  • relacionada

    Docentes realizam reunião de mobilização para construção da Greve Nacional da Educação

  • relacionada

    Trabalhadores/as dos Correios entram em greve por direitos e contra privatização da estata...

  • relacionada

    Confraternização do Dia do/a Professor/a acontece em 26 de outubro

  • relacionada

    ADUFPel-SSind divulga candidata selecionada para estágio em jornalismo

  • relacionada

    Greve Nacional da Educação de 48h será nos dias 2 e 3 de outubro

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.