ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Future-se é criticado em audiência pública na Assembleia Legislativa do RS

O programa Future-se foi tema de audiência pública da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, ocorrida na tarde de ontem (26), no salão nobre da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A iniciativa foi da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais da Câmara dos Deputados em conjunto com a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia.


A atividade teve a presença de representantes parlamentares, de entidades sindicais e do movimento estudantil, procuradores do Ministério Público, integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ex-reitores e reitores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Federal de Rio Grande (Furg), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). A ADUFPel-SSind foi representada pela presidenta Celeste dos Santos Pereira e o ANDES-SN pelo professor do IFRS, Mário San Segundo, que faz parte da diretoria regional do RS.


O programa, lançado em julho pelo governo federal, foi alvo de críticas de especialistas e demais presentes, que apontaram a ausência de reitores na elaboração do Future-se e lembraram outros ataques, como o bloqueio orçamentário na educação. Além de manifestarem-se contrários ao programa, também ressaltaram o risco que ele representa para a educação superior pública. Em diversas falas, foi chamado de projeto de destruição da universidade, por seu objetivo mercantilista, privatista, precarizante e antidemocrático. 


A presidenta da ADUFPel-SSind avaliou a audiência como um importante espaço para o debate. “Houve manifestações de autoridades, como reitores e ex-reitores de universidades do Rio Grande do Sul e organizações de classe, que foram veementes em afirmar que o Future-se é a destruição da universidade e reafirmaram o seu compromisso público para que seja garantido esse direito constitucional. 


Encaminhamentos

Foi deliberado que, a partir do resultado dessa audiência, seja construída uma carta para encaminhar a todos os parlamentares. Além disso, foi solicitado que as entidades e instituições que já tenham posição sobre o Future-se a encaminhem para a Comissão organizadora da audiência. 


Saiba mais: 

Assembleia da ADUFPel rejeita o Future-se e aponta construção de uma greve da educação


Projeto que pretende privatizar as universidades públicas é debatido na UFPel

 

Ameaças do “Future-se” para as instituições de ensino são debatidas em Audiência Pública em Pelotas

 

Em roda de conversa na ADUFPel, docentes debatem impactos do projeto Future-se

 

“Future-se” pretende fazer das Instituições Federais de Ensino unidades empresariais, aponta assessoria jurídica do ANDES-SN


Assessoria ADUFPel

* Com informações de Extra Classe


Veja Também

  • relacionada

    Assembleia Geral Extraordinária aprova regimento para consulta à comunidade da UFPel

  • relacionada

    Em Assembleia Conjunta, servidores/as da UFPel reiteram a importância da greve

  • relacionada

    Dia Nacional da Libras é comemorado nesta quarta (24)

  • relacionada

    ADUFPel e ASUFPel convidam estudantes pra conversar sobre a greve

  • relacionada

    Nota Política Assembleia Geral de Greve

  • relacionada

    Assembleia de Greve rejeita proposta do governo

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.